O campeoníssimo Nilson além de ser meu amigo é o meu carrasco nos campeonatos Brasileiros. Com ele tive o prazer de disputar duas finais de Campeonatos Brasileiros categoria Master Ouro e perdi as duas, além de um excelente Jogador é um gentleman na mesa, educado e leal.
Faz parte da plêiade de botonistas que lutaram para a legalização do Futebol de Mesa como esporte amador no Brasil.
Segue a entrevista que fizemos com ele via e-mail.
PERFIL
Nome: Nilson de Souza Rodrigues
Email: nilsondesouzarodrigues@yahoo.com.br
Cidade: Curitiba
Nome do time que costuma jogar: Joga com diversos times, pois tem o hábito de trocar sempre. Atualmente, joga com Brasil, Itália, Portugal, Santos, São Paulo, Bayern Munich, Fiorentina, Milan e Los Angels Lakers.
Federado a algum clube / liga / Federação: Clube Curitibano / Liga metropolitana de Curitiba / Federação Paranaense de Futebol de Mesa
Regra que pratica: 12 toques e iniciante do Dadinho
Time de futebol do coração: Clube de Regatas Flamengo – RJ
ENTREVISTA
1. Como o futebol de mesa chegou até você?
O futebol de mesa chegou ao meu conhecimento, como futebol de botão, quando eu era criança; jogava com botões de roupa no chão e na mesa da sala de jantar. A regra era a “leva-leva”, sem limite de toques, aprendida no livro do Fred Mello. Quando morava em Guarapuava, comprei uma mesa da Brianezi e ensinei meus filhos a jogar. Como futebol de mesa, através de um cartaz anunciando um torneio em Curitiba, em 1991.
2. Pode nos contar sua história no Futebol de Mesa?
A minha história começa em 1991 quando disputei o primeiro torneio em Curitiba e fiquei conhecendo o pessoal da Federação e os botonistas daquela época. A partir daí, eu e meus filhos, Rodrigo e Roberto, começamos a jogar “profissionalmente”, participando de todos os torneios e campeonatos organizados pela Federação. Quando criaram a categoria máster, comecei a ganhar títulos, já tendo conquistado quatro vezes o Brasileiro (1994, 1997, 2004 e 2008), duas vezes a Copa do Brasil (1996 e 2008) e várias vezes o Paranaense e a Taça Paraná.
3. Olhando o Futebol de Mesa ultimamente, para você o que mais evoluiu desde a época que foi criada a CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa?
Com certeza, a organização..
4. Todos os seus adversários notam sua preocupação em anotar seus gols e também do seu oponente, você sempre fez isto, quando começou e como mantém este arquivo histórico?
Desde que comecei a jogar, eu peguei a mania de anotar os resultados. Já fazia isso em cadernos escolares, que infelizmente se perderam no tempo, na minha adolescência. Quando comecei a participar da regra 12 toques, desde o meu primeiro jogo anotei em cadernetas, as tenho guardadas até hoje, o nome do meu adversário, o time que eu joguei os números dos meus jogadores que marcaram gols e também o número dos jogadores marcadores dos gols dos adversários. Mantenho atualizado no computador o scout anual, com o número de jogos, número de vitórias, de empates, de derrotas, gols marcados e sofridos, além da média de cada item. E não precisa ser jogo oficial, qualquer partida que eu faço, desde que as regras sejam obedecidas, vai para a minha estatística.
5. O Futebol de Mesa sofre uma concorrência muito grande com os jogos eletrônicos, você conseguiu fazer do seu filho um excelente botonista, tendo ele já conseguido o título de Campeão Brasileiro. Qual o conselho que você dá aos pais, velhos botonistas, para que atraia seus filhos para jogar botão?
Eu levei uma grande vantagem sobre os pais atuais porque naquela época o Atari não exigia tanta atenção como os games de agora. Mas se fizerem o que eu fiz: comprar uma mesa, comprar os times e, principalmente, jogar com eles, será um atrativo que com certeza ganhará dos jogos eletrônicos. Este é o meu conselho.
.6. No seu Estado, o Paraná, qual a modalidade de Futebol de Mesa é mais praticada e como este esporte e visto pela mídia local?
A modalidade mais praticada é a “bola – 12 toques”. Estamos começando a praticar a modalidade “dadinho – 9 x 3” e realizamos o primeiro paranaense da regra neste mês e já está programado para outubro, o 1º campeonato brasileiro da regra. A mídia não faz nada espontaneamente. Temos conseguido algumas notícias e alguns programas esporadicamente. No geral, a sensação que tenho é de desconhecimento e falta de interesse.
.7. Em relação ao Futebol de Mesa, você ainda tem um sonho?
Claro que tenho. Ver o nosso esporte ser praticado por mais pessoas e atingir o status de esporte olímpico. O Campeonato Mundial já aconteceu recentemente na Hungria.
8. Qual a importância deste novo site e que mensagem que você deixaria para os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br?
Iniciativas com esta são sempre importantes e agradáveis. Eu sou leitor assíduo do Futebol de mesa news e sei que, a partir de agora, terei uma nova fonte de conhecimento do nosso esporte. É muito bom saber o que está acontecendo com o futebol de mesa em todos os cantos do Brasil onde ele é praticado. Aos leitores deixo uma saudação afetuosa e o convite, para aqueles que ainda não são praticantes, que procurem uma agremiação e venham fazer parte desta maravilhosa família de botonistas.
Parabéns pela bela iniciativa em criar entrevistas com o grandes botonitas do Brasil, e sucesso maior começando com o Nlson Rodrigues, aqui em Curitiba lembro o inicio do Nilson, hoje um grande campeao.
A tempo nao lia nada sobre o Futmesa, ja que me encontro afastado de 2006, porém recebi email do grnde amigo Armandinho, e tive o prazer e ler a entrevista do Nilson .
Parabém! quem tnham bastante exito. Um grande abraço ao Nilson,
Abraço- Luiz Carlos —–Igiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
Está aí alguém que pode ser chamado de UNANIMIDADE em matéria de futebol de mesa. NILSON é um desportista por excelência. Educado, fraterno, leal, honesto. Uma pessoa para quem temos sempre de tirar o chapéu e recolher de sua conduta esportiva e de seus ensinamentos, que repassa mesmo sem perceber, o que de melhor existe no futebol de mesa brasileiro.
Nosso companheiro Nilson um botonista que brilha no nosso esporte demonstrando sempre seu apreço por todos nós. Assim como não joga com um único time, também torce por todos botonistas. GRANDE NILSON !
Parabéns Armandinho pelo site, tá muito bom, e é claro que eu não poderia deixar de dar um abraço ao meu grande amigo, companheiro de clube, incentivador e entusiasta do Futmesa, Nilson Rodrigues, lembro quando começou a jogar pois eu já era vice presidente da federação mesmo com 20 anos de idade, e durante esses anos aprendi muito com ele, principalmente a postura, atitude, educaçao e respeito ao adversário e ao Futmesa…Sempre disponível pra jogar e a caderneta já entrou prá história do Futmesa, lembro qdo marcou o gol de nr 40mil…sensacional…Vida longa meu caro! abraços