A pedido da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, nós que fazemos este esporte que amamos estamos divulgando as sugestões de mudanças na Regra 12 Toques que serão experimentadas neste ano de 2012.
Entendemos que as experiências não serão usadas nas competições oficiais e sim em treinamentos ou torneios especÃficos de modo a que possamos no final do ano dar um diagnóstico nas propostas que listamos abaixo.
Estas propostas já serão implantadas como teste na FPFM – FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA em 2012.
São três os itens da regra que serão modificados para testes conforme listados abaixo
1- GOL CONTRA
Deixa de existir, quando pedir ao gol, caso a bola volte para dentro do gol do técnico que chutou, será cobrado escanteio de qualquer dos lados, pelo Técnico que recebeu o chute.
2 – REBOTE DE CHUTE A GOL
Após o chute a gol, aonde a bola parar será batida falta técnica (sempre em dois lances) pelo Técnico defensor. Caso a bola saia pelas linhas laterais ou linha de fundo, bate-se a falta sobre a linha lateral ou de fundo, no local em que a bola saiu.
3 – NOVA MOVIMENTAÇÃO DO GOLEIRO
O Goleiro poderá bater faltas dentro da grande área, sendo reposicionado após a execução da mesma, para dentro da pequena área e será contado 1(um) toque do seu acionamento
Alerta Importante sobre a aplicação de alguns itens da regra em vigor
REALIZAÇÃO DE PEDIDO A GOL COM A BOLA EM MOVIMENTO
A CBFM também faz questão de enfatizar um fato que está ocorrendo frequentemente e reafirma:
Qualquer chute a gol, só poderá ser pedido com a bola totalmente parada.
Caso seja pedido a gol com a bola em movimento, o técnico que o fizer será punido com falta técnica conforme determinado na Regra e deve ser aplicado a todos.
AFASTAMENTO DE BOTÕES PARA COBRANÇA DE FALTAS OU OUTRAS PENALIDADES
A CBFM também orienta para a aplicação descrita no capÃtulo X, Artigo 28, item VIII que diz:
O afastamento do (s) botão(ões) para cobrança de faltas e ou outras penalidades deve ser feito do seguinte modo:
Deslocamento no eixo (linha reta) que une o centro da bola ao centro do botão, em direção contrária a bola.
Queridos botonistas
Vamos fazer os testes sugeridos e aplicar a regra em vigor.
Abraços
Armandinho
Olá Armandinho!
Muito legal o trabalho que você faz pelo futebol de mesa, parabéns!!!
Sou filiado pela Federação Mineira de Futmesa e particularmente sou contrário ao fim do gol contra, pois é uma das coisas que podem acontecer no futebol e que, sendo suprimida, tira um pouco da similaridade para com o futebol real. Não que deva ser igual, pois isso é impossÃvel, mas gol é gol, não importa como. Seria algo como, ao chutar ao gol, tentar encobrir o goleiro adversário, errar o chute acertar a bola rasteira no canto e dizer ao adversário: “não foi gol, pois meu objetivo era encobrir seu goleiro e eu errei, pois acertei o canto rasteiro”… a mesma coisa acontece no gol contra, em que o que se quer é marcar no adversário, e não contra si. Para evitar marcar gols contra, basta acertar todos os chutes no gol adversário ou sobre ele, para que não corra o risco da bola voltar ao próprio gol, ou colocar seu goleiro de forma a defender qualquer “contra ataque amigo”.
Com relação à posse de bola no rebote, eu creio que a melhor maneira seria afastar os botões adversários a no mÃnimo 8 cm da bola, para que ela ficasse com acesso livre ao adversário, mas sem cobrança de falta indireta, pois seria uma forma de punir quem tenta acertar, ou seja, quem chuta ao gol. Creio que esta mudança é para impedir os famosos “rebotes escondidos” em que a bola fica atrás de um botão adversário e que não conseguimos recuperar a posse da bola ou quando a bola fica colada no botão adversário e temos que “estourar” tendo somente 3 lances para chutar ao gol. Acho esta mudança interessante, mas com a mudança que sugeri, pois deixa o jogo mais justo, não punindo quem errar chute ao gol e ao mesmo tempo dando acesso à bola ao adversário, sem que ele tenha que estourar ou não consiga recuperar a posse da bola. Além disso, já é o que vigora nas cobranças de lateral e falta, ou seja, os botões adversários devem ficar a 8 cm da bola.
A cobrança de falta pelo goleiro não é uma alteração que muda as bases dos jogo, como as duas anteriores, e essa eu aprovo.
Uma coisa que deve ser coibida é a colocação de qq objeto alheio aos botões/goleiros dentro de campo, como as plhetas “extra” que são deixadas dentro de campo, ou aqueles que colocam flanela atrás dos gols. Isso deve ser punido com falta técnica.
Mas vamos ver o que as federações decidirão com relação às mudanças sugeridas nos testes deste ano.
Abraço,
Grande Ricardo
Eu dei minha opinião, mas estou vendo que está havendo muita polêmica quanto as sugestões de mudança.
Particularmente acho que a retirada do gol contra tem certa lógica, pois é impossÃvel acontecer uma jogada dessa no futebol.
Quanto ao rebote do chute a gol andei pensando e acho que não deve mudar, aposição em que a bolinha fico após o jogo é casual e pode acontecer para os dois lados, para mim é melhor ficar assim que cobrar uma falta técnica que obriga a se mecher nos botões, já ouve sugestão de só se arrumar o time quando houver gol, essa talvez fosse uma boa.
Algumas mudanças, já foram discutidas em Congressos Técnicos que participei nas disputas de Brasileiros, foram aprovadas para testes e nunca foram consolidadas, vou dar um exemplo de uma que seria muito interessante e melhoraria tecnicamente o jogo, vamos lá.
Nos toques individuais dos botões, (que são três) o botonista só poderia chutar nos dois primeiros, ou seja o terceiro toque do botão só serveria para dar um passe.
Essa mudança, diminuiria a chance do botonista chutar a gol deixando apenas um botão no ataque, ou seja tecnicamente ficaria melhor pois você teria de ter mias precisão no passe e as vezes atacar com mais botões o que diminuiria aquela frequente “retranca”.
Essa sugestão foi aprovada pelas Federações, para testes e nunca foi rediscutida se valia a pena ou não.
Muita coisa poderia ser feita no sentido de mudança em prol do melhoramento da Regra,
Abraços
Armandinho
Amigo Moacir
Infelizmente não estava aqui para recebê-lo
Fico satisfeito em saber que poderÃamos dar umas partidinhas, sempre quando vier entre em contato
Abraços
Armandinho